Conhecendo as Marmotas:
As marmotas são membros do género Marmota e estão classificadas dentro da famÃlia Sciuridae (esquilos). Mais sobre classificação lá em baixo.
Têm a aparência de esquilo mas com dimensões maiores, são animais cinzentos-acastanhados com cauda curta e peluda. Vivem em tocas que utilizam para hibernar durante o Inverno. São animais extremamente sociais, vivendo bem em conjunto com o homem e utilizam vocalizações ruidosas como meio de comunicação, especialmente quando sentem uma ameaça, mas em hipótese alguma devemos aprisiona-los, devemos deixa-los na natureza. Vivem no Hemisfério Norte, em regiões montanhosas.
As marmotas formam unidades familiares em que os laços são muito fortes. Diferentemente de outras espécies de CiurÃdeos* (famÃlia à qual pertencem, junto com os esquilos), nas quais o cuidado com os jovens fica só por conta da fêmea, tanto o macho como a fêmea da marmota se ocupam das crias. Outros adultos jovens também podem colaborar nessa tarefa, vigiando os filhotes enquanto brincam. As marmotas hibernam em grupo e num único refúgio podem ser encontrados até 15 indivÃduos juntos. A entrada da toca é fechada pelo último a entrar.
Mais informações:
Nome Comum: Marmota
Nome em Inglês: Alpine Marmot
Nome cientÃfico: Marmota marmota
Reino: animal
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Rodentia
FamÃlia: Sciuridae
Comprimento: de 50 a 75 cm, mais de 15 cm de cauda.
Peso: 8kg no outono e pouco mais de 4 kg na primavera
Ninhada: 2 a 7 filhotes
PerÃodo de gestação: 5 semanas
PerÃodo de vida: 15 a 18 anos. As fêmeas vivem mais que os machos
Aparência: Têm a aparência de um esquilo, mas com dimensões maiores.
Estilo de vida: Vivem em tocas que utilizam para hibernar durante o Inverno. A sua hibernação pode durar até sete meses. São animais extremamente sociais e utilizam vocalizações ruidosas como meio de comunicação, especialmente quando sentem uma ameaça. Normalmente vivem em pequenas colônias ou famÃlias.
Distribuição: Vivem no hemisfério norte, em regiões montanhosas, onde o clima rigoroso não permite uma vegetação mais desenvolvida do que a erva dos prados alpinos.
Alimentação: As marmotas são herbÃvoras, para se alimentar não fazem grande esforço, já que sua dieta é composta pela mesma erva dos prados que rodeiam seus abrigos.
No inÃcio do inverno as marmotas forram suas tocas com grama seca e tapam a entrada do túnel dom feno e pedrinhas. Então cada membro da famÃlia se enrosca e forme até a primavera. É o sono profundo da hibernação. A respiração é lenta, a temperatura do corpo cai a cerca de 7ºC e o coração bate somente três a quatro vezes por minuto. Mesmo esse ritmo de vida reduzido desgasta as suas energias. Quando começa a hibernação as marmotas estão gordas, mas quando saem da toca na primavera estão magras e famintas.
Existem muitas espécies de marmota nas regiões frias do hemisfério Norte: a marmota-do-himalaia, a marmota-peluda, do noroeste da América do Norte, e o bobak são apenas algumas. Uma das mais conhecidas é a marmota-alpina, da Europa, famosa pelo seu grito silvado e pela sua disposição para brincar. No verão a marmota é muito ativa. Alimenta-se de raÃzes e grama, e bebe raramente.
Os filhotes nascem pelados e cegos, e só deixam a toca após seis semanas de vi. Levam dois anos para chegar à idade adulta. Durante esse tempo a fêmea não tem novos filhotes.
Fontes:
http://www.animalnet.com.br/mat_detail.asp?ConteudoID=418
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marmota
http://www.saudeanimal.com.br/marmota.htm
Enciclopédia Microsoft® Encarta® 2001
Fotos no álbum